(Texto com alto teor de sarcasmo e ironias)
Celebramos ou nos aterrorizamos?
Talvez a segunda parte soe melhor para o momento na qual nos encontramos.
Não querendo ser pessimista, mas já sendo um tanto quanto realista, hoje me deparei com duas notícias que me deixaram tristes, mas ao mesmo tempo "nada fora do esperado", dada a atual situação climática e ambiental na qual nos encontramos.
A primeira notícia foi sobre Belo Horizonte ter sido a cidade que mais aumentou em temperatura no ano passado… E sabe por quê? Porque cortaram mais de 7000 árvores na cidade. MAIS DE 7000!! E depois reclamam da cidade estar esquentando mais… Será por quê, né, humanos?
A segunda notícia foi que os corais da grande barreira de corais australiana estão "embranquecendo". Assim como vários outros ao longo do mundo, inclusive no Brasil. Umas das principais causas é o uso de protetor solar, por nós, humanos, quando vamos à praia. Aí esse produto, que na embalagem está descrito que não sai na água (pura mentira de marketing), deixa resíduo na água que acaba trazendo sérias consequências. Aí, junta com o aquecimento massivo das águas do oceano, aí já viu né? Só piora.
Querida, querido, querida, todas essas notícias fazem parte da série "estamos todes fodides!". Significa que corais estão morrendo. Os fitoplânctons, as microalgas, as algas que fazem parte da biota dos corais - (pois são seres vivos, visse? Por isso, se você um dia estiver mergulhando, achar lindo e querer levar para casa, ele vai morrer, vai feder e empestear a casa inteira! Pois lembre-se disso no próximo mergulho! Obrigadadenada!) - vão parar de fazer fotossíntese, porque tem uma barreira química em cima "da cabeça" dela que a impedem de transformar o gás carbônico em alimento para ela e para outros microrganismos e organismos (não tão micro assim) que fazem parte desses corais, e também de emitir gás oxigênio.
Vocês conhecem o gás oxigênio? Sabem da importância dele para nós?
Vale quase nada, né?
Pois então. O Embranquecimento de corais têm um grande impacto nas nossas vidas e nas vidas marinhas. Afinal são a base da alimentação de muitos seres marinhos, além de servirem de abrigo para diversas espécies. Aconselho verem "Professor Polvo", na Netflix.
Porque o verdadeiro pulmão do mundo não é a Amazônia, tá? São as algas, os fitoplânctons que estão tanto em água doce quanto em água salgada.
E as árvores, hein? Também realizam fotossíntese. Também utilizam o carbono, do gás carbônico para produzir matéria orgânica e gás oxigênio que é liberado na atmosfera. Além disso, elas têm uma excelente tecnologia, que é a produção de sombras que reduzem a temperatura local. E quando estão aglomeradas, em um grande contínuo, mesmo que seja na cidade, elas têm "o poder" de reduzir a temperatura, por esse efeito tecnológico mencionado anteriormente. E isso, é conhecido como microclima. Ou seja, árvores juntas, folheadas, lindas, ajudam a alterar a temperatura de um bairro inteiro, uma cidade inteira, por esse efeito.
Aí, como estamos "super bem" de clima, quase ninguém está passando calor e enfrentando as crises climáticas e eventos extremos pelo globo, inclusive no Brasil, a cidade de Belo Horizonte decidiu que seria prudente cortar umas arvorezinhas, para construir calçadas, estradas, autódromos… Uma troca justa, não? Parabéns a todos os envolvidos.
Por isso, é tão importante pensarmos nas pessoas que colocamos como representantes na Câmara, no Senado, na câmara de vereadores, na prefeitura… Inclusive, neste ano tem eleições para vereadores e prefeitos. Prestem MUITA ATENÇÃO nisso! Investiguem, a fundo, cada candidato. QUESTIONEM toda e qualquer mensagem de áudio, vídeo e notícia que são encaminhadas pelo whatsapp e que também saem na mídia. Vejam outras fontes, sejam detetives mesmo!
Para quê isso?
Para você votarem e elegerem seus representantes que estejam alinhados às ações ambientais. Que, no passado, já tenham feito alguma coisa a respeito. Que sejam pessoas que realmente vão agir em prol de deixar um meio ambiente menos f0d1d0! E não pense só em você, pense no mundo, no estado, na cidade, no bairro que você quer deixar para seus filhos, suas filhas, seus netos, suas netas, seus sobrinhos, suas sobrinhas… Quer que eles cresçam com um mínimo de dignidade e saúde ou querem que eles não tenham água para beber, comida para comer, ar puro para respirar?
É uma escolha. E a decisão é sua, é nossa.
Beijos e até.
Comments