Falhei no desafio de 30 dias - direto - de escrita.
E isso tem um aprendizado enorme que pode servir para você também. Especialmente se você estiver escrevendo seu trabalho científico ou acadêmico, seja TCC, dissertação, tese ou mesmo seu projeto de pesquisa.
Eu me sinto presa quando eu não posso criar coisas que estão na minha mente ou que eu sinto tesão, alegria e prazer. E ter uma lista pré-definida de temas que eu preciso escrever sobre, eu não consigo passar do quinto dia. E foi exatamente o que aconteceu.
E o que isso tem a ver com a escrita acadêmica?
Absolutamente TUDO!
Quando você está escrevendo seu trabalho científico, se você não tiver tesão, prazer ou alegria naquilo que está criando, vai ser muito pesado para você continuar. E você vai sentir ansiedade, dores no estômago e isso se tornará um fardo pesado para você carregar.
Por isso que eu falo para todas as minhas alunas elaborarem seus projetos de pesquisa que realmente façam os olhos delas brilharem, e dar aquele fogo no cool! Sabe aquela agitação boa, empolgante, aquelas borboletas no estômago de criar algo novo, associada a um leve medinho também, mas um medinho bom?
Então, é assim que você deveria se sentir com sua pesquisa e, consequentemente, com seu trabalho escrito. Porque ele - seu TCC, sua dissertação ou sua tese - é a concretização do seu sonho, do seu esforço bom em adquirir aquele conhecimento, que ninguém vai tirar de você, e que você vai poder mostrar para todo mundo por meio do seu trabalho escrito.
É assim que eu me sinto quando escrevo esses textos e os posts do instagram. Me sinto viva, energizada em poder compartilhar meu conhecimento, sem necessariamente me sentir presa em algo pré-determinado, como a lista de 30 dias de escrita que estava tentando seguir.
Por isso, queridas pós-graduandas, pensem nisso quando forem escrever seus trabalhos. Sintam-se vivas, alegres, por poder concretizar e disseminar esse conhecimento que você criou ao longo do tempo.
E se você precisar de ajuda nesse caminho, conte comigo! 😉
Beijos e até! 😘
Comments